As 2 habilidades que permitirão a sustentação do sucesso ao líder do presente e do futuro

Para sustentar o sucesso, o líder deve desenvolver habilidades de aprender e desaprender rapidamente ao longo da vida utilizando Learning Agility e Lifelong Learning. Permanecer na zona de conforto pode até parecer razoável para “O Hoje”, mas é terrível para “O Amanhã” e para “O Dia depois do amanhã”.

Direitos de imagem De Vitalii Vodolazskyi by Abobe

A – Agilidade de aprendizado, é a habilidade de se aprender rápida e continuamente a partir do momento em que está envolvido em uma experiência. Significa estar aberto a aprender e ter novas oportunidades. Significa conhecer novas e interessantes pessoas. Significa o poder que possui de armazenar informações que sejam relevantes e utilizá-las quando necessário. “Alunos considerados ágeis são bons em fazer conexões entre as experiências e podem abandonar perspectivas ou abordagens que não são mais úteis”, diz Nelson Nectoux, Sócio da StartSe. Pessoas com esta habilidade são interessadas, curiosas e carregam em seu DNA o inconformismo com a rotina, baixo propósito e falta de visão do resultado que se espera obter com as atividades. Também são hábeis em desvalorizar aprendizados supérfluos e desinteressantes para o momento.

Como já foi explorado em outros posts do blog, o mundo está cada dia mais dinâmico. Os negócios estão cada dia mais ágeis e competitivos. Seus líderes precisam encapsular mindset próprio para a busca contínua pela inovação, do fazer diferente para melhorar os processos e seus negócios. Quando perguntados o que fariam para criar os seus negócios atualmente, líderes de sucesso dizem que fariam uma imersão no Vale do Silício para entender o que é tendência hoje, amanhã e o que está ultrapassado. Faz sentido, afinal, nos tempos atuais, alinhar o feeling com pesquisa de mercado e a utilização de seus contatos para a tomada de decisão estratégica, passou a ser mandatório para o alcance do sucesso.

Os líderes com este tipo de mindset estão mais abertos a feedbacks, aliás eles mesmos pedem a seus pares, chefes e funcionários feedbacks constantes para que possam aguçar a sua busca contínua por conhecimento e aperfeiçoamento, de modo que o sucesso seja alcançado e mantido.

Como trabalhar a Agilidade de Aprendizado?

  1. Buscar constantemente feedbacks relevantes que possam ajudar no aperfeiçoamento contínuo, estar desprovido de barreiras que possam atrapalhar
  2. Seguir líderes que sejam compatíveis com o cargo atual e/ou futuro e se espelhar nas ações de sucesso
  3. Interagir com mentores pode ser uma saída muito interessantes para aplicar métodos e práticas de sucesso
  4. Mindset aberto, tenha em mente que nunca está pronto, sempre pode estar melhor e busque se aperfeiçoar sempre

B – Lifelong Learning, é identificar padrões de novos comportamentos, refletir sobre o momento e sempre interpelar a si mesmo: “O que posso fazer para que o resultado seja melhor hoje e futuramente?”. Uma boa tática é sempre buscar em sua vida casos de sucesso que possam ser replicados para aquela determinada situação, necessariamente não precisa ser da área correlata. Se você parasse para escrever a sua própria biografia, certamente passaria por inúmeras experiências de sucesso que ficaram esquecidas, mas que são exemplos de liderança clássicas que podem ser replicadas na atualidade. Lembre-se que o ser humano aumenta a compreensão de situações através de Story Telling, construa o seu e se surpreenda. Eu chamo este exercício de construção do Portfólio Profissional.

Escolher uma área de domínio é importante. Pode ser um hobby, um esporte, na área de música, família e outros. Faça um teste e procure validar o seu plano com pessoas de confiança e que possam lhe ajudar na construção do novo caminho.

Arranje tempo para pensar e planejar suas novas investidas. Pesquisas mostram que refletir constantemente a respeito das experiências do trabalho aumenta significativamente o aprendizado. Se pergunte: “O que aprendi?” e “O que foi realizado melhor do que eu esperava? E o que foi pior?” “Líderes que demonstram e incentivam reflexão não apenas aprendem mais, como também estimulam a conscientização contextual e a prática reflexiva em outras pessoas, estabelecendo assim uma base para níveis mais altos de agilidade no aprendizado em suas equipes e organizações”, comenta Nelson Nectoux, Sócio da StartSe.

Concluo salientando que a criação de novas práticas, novas soluções e metodologias que apóiam a construção deste modelo ágil de aprendizado está cada vez em evidência e isto se reflete nos líderes atuais e nos líderes do futuro. É impressionante a quantidade de treinamentos disponíveis, lançamentos de livros de autores renomados, a presença do tema em planos empresariais estratégicos que abraçam este tipo de mentalidade, bem como no fomento da disciplina pela área de RH na busca por profissionais com este tipo de mindset. E você? Vai ficar para trás?

Published by flaviocarnaval

- Experience of over 25 years in companies in the IT and Services segment working in the areas of Consultative Sales, Inspiration for Innovation, Building Complex Businesses, Strategic Alliances - Hunting profile working in verticals in industries such as: Telco, Finance, Healthcare and Manufacturing - Strong technical bias for Cloud, ERP, RPA, BI / BA, CRM and Professional Services solutions - Profitable networking with customers, technology providers and startups - DNA aimed at delivering results above the target with several awards in the curriculum - Great experience on creating: organizational model, business model, hiring people, processes and delivering results - Last 7 years, coordinating teams focused on developing high performance teams - Skill in complex negotiation and excellent interpersonal skills. - Extensive international experience mainly in the USA - MBA in Sales Management, Sales Management by (Harvard Business School), several certifications in management, as well as in technical areas - Excellent Oratory, continuous writing practice (Owner of BlogDoCarna.com), didactic

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: