O desafio do líder para inspirar o time remotamente

Inspiração é um estado motivacional que energiza a atualização de ideias criativas. Existe uma situação interessante retirada de pesquisas. Inspiração geralmente não vem quando a buscamos. Surge em momentos inesperados. Logo um líder inspirador, alguém que inspira e se deixa inspirar, precisa ter os seus momentos de lucidez e tranquilidade para poder criar e inspirar.

Inspiração constantemente faz do líder alguém único, alguém a ser seguido. (Direitos de fotografia : MarekPhotoDesign.com via adobe acrobat)

O momento em que estamos todos em casa, em home office, home schooling, férias forçadas do marido e da esposa, enfim, uma mistura de processos e situações pouco conhecidas por todos, pode não ser favorável para criar e inspirar. Por outro lado, por que não usar este momento para que todos se ajudem e daí possam surgir novas ideias? Estudos mostram que as melhores ideias surgem da individualidade e não em grupo. Mas será que teremos espaço? Será que ideias podem aflorar mais rápido e melhor advindas da diversidade?

Mas, o que significa para o líder inspirar pessoas? Alguns pontos a considerar:

  • Fazer o seu trabalho de forma natural.
  • Inspirar pelo exemplo, através de suas ações.
  • Focar em resultado e entregá-lo sempre.
  • Conseguir vender bem as suas ideias, ser claro.
  • Usar boas argumentações e não usar de maneiras autoritárias.
  • Inspirar requer gostar/amar aquilo que faz.
  • Saber lidar com egos e com as expectativas dos outros.
  • Dar coach e feedback sempre que possível.

Inspiração vem da alma e do coração, não vem dos livros ou de outra fonte qualquer. Inspirar é o que faz um líder de verdade, significa fazer com que os outros a seu redor vejam a razão pela qual precisam agir. Inspirar é absorver a ideia, a mensagem, absorver o conhecimento que te faz mover adiante.

Mas como realizar este trabalho motivacional e inspirador estando longe do time, em uma situação como esta em que todos estamos remotos?

  1. Existem diversas pesquisas que dizem que a inspiração aparece em momentos altos de lucidez. Geralmente quando estamos passando por situações adversas em nossas vidas. Nestas pesquisas, as pessoas dizem ter acesso a suas inspirações artísticas e para inovação advindas de situações complexas de vida. Então este momento poderia ser fértil para inspirar os outros através de atitudes profícuas, mãos à obra;
  2. Estamos passando por uma situação grave, difícil, onde cada um tem a oportunidade de inspirar sua família, seus amigos, a empresa e empregados. Muitos profissionais nas mídias sociais demonstrando empatia, solidariedade, criando meios de ajudar um ao outro, alguns criando blogs, vídeos de autoajuda, lives de debates, tudo isto é um exemplo clássico de inspiração. Pessoas ajudando idosos, outros entregando currículos no mercado para as pessoas, outros se colocando à disposição apenas para conversar. Fazer uso das tecnologias como aliadas para inspirar as pessoas a continuarem suas jornadas, aprender, evoluir e crescer, é fundamental nos dias de hoje e demonstra o perfil do líder. Contudo, “não é preciso que a bondade se mostre, mas sim que se deixe ver” (Platão). Faça porque é teu, sem te preocupar com imagem, sem te preocupar com ego, te preocupe em fazer o bem, a consequência é o universo te retribuir com amor;
  3. Inspirar por meios remotos não é simples, requer escrita, oratória e retórica, linguística, intra e interpessoalidade. Predicados que muitos não possuem 100% desenvolvidos ainda. Praticamente as 8 inteligências, segundo o professor Howard Garden. Ora, então se trata de uma ótima oportunidade para desenvolver-se, buscar entender seus flancos de inteligência e os desenvolver. (clique no link do professor Howard e entenda um pouco mais.);
  4. Qualquer sinal de desmotivação por algum membro da equipe, o líder deve chamar um bate-papo virtual imediato para um processo de “Fale Francamente”. Estes encontros são efetivos para que o líder “escute” e, caso haja espaço, possa prover alguns direcionamentos já. Agendar um novo bate-papo subsequente para entender se houve melhora e já começar a prover alguns feedbacks. (costumo evitar o termo reunião para este tipo de encontro)

Martin Luther King, Gandhi, Jesus, são exemplos de líderes inspiradores, líderes que fizeram outros se moverem, e ainda o fazem por meio do que disseram e, principalmente, fizeram. Mas o que  todos tinham em comum? O dom da palavra e um profundo conhecimento do ser humano. Todos sabiam exatamente o que falavam e o que os outros queriam e precisavam ouvir, mesmo que isto machucasse as pessoas e fossem contrárias, faziam refletir, inspiravam. Proclamavam aquilo que acreditavam, e  faziam  com que as pessoas se movessem. Eram seres humanos diferenciados , inspiradores.

Um líder que inspira os outros, precisa fazê-lo constantemente, pois  as pessoas precisam estar constantemente inspiradas e motivadas para prosseguir, eu classifico isto como uma espécie de tóxico motivacional. Ou seja, se parar de consumir e esta pessoa ainda não tiver encontrado o seu propósito mais profundo que o motiva a realizar aquela atividade, pode ser que ela disperse e se torne improdutiva. Está aí o desafio do líder em tempos como o que estamos vivendo.

Quais recursos são inspiradores?

1)   Ter uma identidade forte. Eu acredito muito nesta ação, a qual deriva da Missão, dos Valores e da Visão da sua empresa. As pessoas precisam se sentir parte de algo que acreditam fielmente, precisam ter o sentimento de pertencimento ativo, aflorado durante a maior parte do tempo. Em tempos de incerteza, como o que estamos vivendo, a identidade do time precisa eclodir fortemente e se destacar. O líder deve promover a sua manutenção, algo que inspire as pessoas diariamente sem perder de vista (se não tem identidade forte emanada ainda, crie a sua, derivada da empresa);

2) Transformar suas reuniões com seu time e seu comitê decisório em reuniões virtuais eficientes, sem procrastinar, mas sendo claro e objetivo. Usar mensagens motivacionais, acolhedoras e se oferecer para ajudar no que for necessário, principalmente durante este processo de retorno. Uma boa ideia que tenho visto é entregar alguns presentes na casa dos profissionais, demonstrando afeto, carinho e apreço pelo profissional;

3) Durante as reuniões usar o mantra da Visão, Valores e Missão (item 1), sempre que possível para que todos continuem engajados no propósito da empresa. Tudo o que entregamos para nossos clientes, funcionários e sociedade em geral, está repleto da cultura da nossa empresa e não podemos esquecer que tudo deriva destes três pontos. Funcionários desmotivados, tristes, apreensivos, gerarão este tipo de percepção para o mercado.

Todos estes processos são formas importantes para mantermos o time unido e inspirado. Outro ponto importante, comemorar cada conquista, mesmo que estejamos longes uns dos outros. Uma pessoa feliz com resultados dissemina sua motivação para outras 8 pessoas. Uma infeliz dissemina para outras 30 pessoas. O líder deve conhecer cada um dos seus empregados bem, entender seus momentos e cuidar para que sua interação com os pares seja saudável.

Por fim, um líder inspirador precisa dar o exemplo para os seus liderados, pares e chefes. Precisa estar em evidência como consequência, não pode e não deve ser forçado. Deve ser simpático, empático e construtivo durante  a maior parte do tempo através de suas atitudes. Costumo orientar que, se estiver chateado com algo, procure isolar estes pensamentos rapidamente. Isto pode não ser fácil, pois pensamentos geram sentimentos que geram atitudes, então cuidado para não contaminar seu time, afinal eles te seguem e vão no mínimo se preocupar, ou seja, gerar uma distração que gerará certa improdutividade ao time. O maior compromisso de um líder é inspirar a sua equipe.



One thought on “O desafio do líder para inspirar o time remotamente

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: